tipos de mergulho

Tipos de mergulho

Mergulhar permite a um turista conhecer o dobro de lugares. Além da superfície, há muitas maravilhas que para se desfrutar e descobrir em baixo da agua, por isso hoje confira os tipos de mergulho.

“mergulhar é como voar, mas sabendo que você nunca vai chegar a cair”. Essa frase define perfeitamente a sensação que nós, apaixonados por mergulho sentimos.

Independente dos seus conhecimentos sobre mergulho todos podem mergulhar, é um desporto que esta ao alcance de todos e para as pessoas que realmente querem levar a sério a pratica existem muitos cursos e também alguns tipos de mergulho e hoje vamos falar um pouco sobre eles.

Tipos de mergulho

  • Apneia

O primeiro tipo de mergulho e mais antigo consiste na suspensão voluntária da respiração dentro da agua no percurso de longas distâncias ou descidas a grandes profundidades apenas o ar em seus pulmões.

A apneia ou mergulho livre foi a primeira forma de mergulho e requer que a pessoa tenha um ótimo condicionamento físico, uma grande capacidade pulmonar e é importante a tranquilidade mental do mergulhador, já que ao se desesperar pode perder o ar e ter dificuldade em retornar para superfície.

mergulho com apneia

  • Com oxigenio

Este tipo de mergulho consiste em realizar a submersão com a ajuda de um equipamento autonomo de respiração. A profundidade pode variar de pessoa para pessoa e da autonomia do cilindro de oxigenio.  Esse tipo de equipamento pode ser de aço ou de aluminio com suas diferentes válvulas para controlar a saída de ar.

A diferença desse, para outros esportes é que para praticar é neessário ter um préveo curso de formação. Isso serve para a pessoa poder ter conhecimentos adequados e uma capacidade prática para o correto manejo do equipamento.

mergulho com oxigenio

  • Com snorkel

O mais popular. Com certeza você já viu, em alguma praia de água cristalina, alguém mergulhando com uma máscara e un tubo de plástico saindo da boca. Esse tubo se chama snorkel e geralmente tem 30 cm de comprimento e entre 1,5cm e 2,5 cm de diametro.

Normalmente praticado para observar a vida subaquática em um ambiente natural sem a necessidade de um equipamento complicado e formação necessárias para mergulho, na verdade ele é considerado mais uma atividade de lazer.

Snorkeling não requer nenhuma aptidão especial, só sabem nadar e respirar através do tubo. Claro que, por razões de segurança, é sempre recomendável para a prática com um amigo, guia ou grupo.

Se você gostou desse post lhe convido a conferir também o meu post sobre os tipos de caiaques e as dicas para iniciantes de windsur”.

Published by