stand up

Que tipo de prancha de stand up paddle escolher

Todos nós que já provamos do stand up paddle (sup) nos viciamos a esse desporto desde a primeira vez. É então, quando decidimos para obter a nossa primeira prancha de SUP, que surgem dúvidas e perguntas para descobrir qual é a mais indicada para nós.

Queremos dar uma informação básica e necessária para que você possa decidir qual é a melhor prancha para começar, bem como remo e os acessórios complementários para estar totalmente bem equipado.

Esse desporto é confortável, fácil de praticar e se desfruta desde a primeira vez que se sobe.  É bem possível que desde a primeira vez subir na prancha vai começar a pensar em comprar uma prancha, um remo e algum acessório adicional que entre em nosso orçamento.

Na hora de escolher a primeira prancha de Stand up paddle é necessário escolher entre as muitas características dos vários tipos de pranchas, como sua forma, tecnologia e medidas, e depois escolher o remo adequado e  adicionalmente, um ou mais acessórios.

Que tipo de prancha de stand up paddle escolher?

Para iniciar no stand up, assumindo que não não sabe surfar, buscaremos uma prancha que tenha volume suficiente para que possa desfrutar desde o primeiro dia.

Um maior volume facilitará na hora de manter o equilíbrio em pé já que a prancha flutuará mais. Nesse sentido, será muito importante levar em conta o peso da pessoa que usará a prancha para conseguir definir o tamanho ideal.

Existem muitas fórmulas para calcular, mas se estamos à procura de um valor conveniente (não necessariamente se encaixam o ideal) é necessário fazer a seguinte conta:

Peso da pessoa (kg) + peso da prancha (Kg) + peso do remo (Kg) + valor de conforto para flutuar (L) = volume mínimo da prancha (L)

Para facilitar as contas, nesta fórmula, assumimos que um litro é igual a um quilograma.

Nivel deo Rider Valor de conforto para flutuar (L)
Principiante 50 Lts
Básico 40-45 Lts
Intermediário 35-50 Lts
Intermediário – Avançado 30 Lts
Avançado 20-23 Lts

Qual é o tamanho perfeito para um prancha de stand up paddle?

Além de pensar sobre o tamanho ideal de uma prancha de stand up, devemos considerar qual será o uso dela. As pranchas de SUP têm baixa capacidade de manobra, o que é uma característica normal e que preferem estabilidade e deslizamento frente a facilidade de mover-la mais radicalmente, sem perder a capacidade de orientação da prancha.

Ao comprar a prancha é importante levar em conta que em pouco tempo melhoraremos nossas tecnicas e nosso equilíbio e que de certeza vamos querer pegar alguma onda assim como fazer travessias mais longas. Devido ao preço do equipamento é essencial pensar sobre o uso da prancha a longo prazo. Por isso, vamos nos deter por um momento para pensar no volume que cada prancha oferece por sua forma e tamanho.

Em modo de guia e sem querer fazer nada exato, apresento a seguinte tábua:

Peso do Rider Tamanho da prancha sugerida
< 70 Kgs 9′
70 a 80 Kgs 9’5” o 9’6”
80 a 95 Kgs 9’8” a 10′
95 a 100 Kgs 10′ a 10’6”
+ 100 Kgs 11’2”+

Pranchas infláveis

Com as pranchas de stand up infláveis podemos ter um pouco mais de flutuabilidade, mas em geral, é possível se guiar pelas medidas acima. Se o seu objetivo é fazer um maior uso da prancha para pegar ondas e praticar stand up, deve pensar em pranchas menores tamanho, volume e valor de conforto para flutuar, ou seja, opte por um nível ligeiramente mais baixo que o limite dado . Nestes casos, também pode avaliar uma pancha com uma forma surfista. Lembre-se de que nas primeiras semanas você vai se sentir um pouco mais instável, mas essa condição irá ajudá-lo a praticar o seu equilíbrio e que isso será recompensado a médio – longo prazo.

Se em vez disso o seu interesse é apenas desfrutar de remar em águas calmas e fazer passeios de curta duração com os amigos, deve buscar uma de volume mais alto para que possa desfrutar ao máximo de sua prancha.

Qual é o material ideial para minha prancha?

As pranchas de stand up normalmente pesam aproximadamente entre 10 e 12 quilos. Este valor pode variar entre si e mesmo exceder os limites superiores e inferiores com base na construção e tipo de material a partir do qual é feito.

Cada marca tem suas próprias escolhas e para muitas das formas que oferecem tecnologias. Tudo com a idéia de ser capaz de alcançar alta resistência com o menor peso possível.

A maioria (se não todas) das pranchas de surf para iniciantes têm em um núcleo comum de Poliexpan (EPS) envolvido em uma série de camadas adicionais que formam uma espécie de sanduíche de diferentes níveis de comprimidos de uma forma definida.

Se gostou desde post cofinfira também o post sobre dicas para iniciantes do windsur”