Copa América Centenário: informação, equipas, calendários e mais

A Copa América Centenário está a decorrer em Santa Clara, Califórnia, um torneio que serve para celebrar o 100 aniversário da competição internacional de seleções mais antigas do mundo. Preparei este post para que não percas nem um detalhe de este grande espetáculo, já que todos os olhos do futebol mundial se concentraram na América.

Esta edição especial do Centenário será a primeira na que a Copa América se realize fora da América do Sul. A sede será nos Estados Unidos, que desfrutará do melhor futebol do mundo entre o 3 e 26 de junho em 10 cidades diferentes.

Equipas participantes e grandes favoritos na Copa América Centenário

Serão 16 as equipas nacionais de 2 confederações, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Concacaf (Confederação da América do Norte, de Centro e as Caraíbas de Futebol), os que competiram para tornar-se no campeão número 45 da história da Copa América.

Por um lado, estarão as 10 equipas integrantes da Confederação Sul-Americana de Futebol: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Por outro, 6 equipas que vêm da Confederação da América do Norte, Centro e Caraíbas de Futebol: Costa Rica, Jamaica, México, Estados Unidos, Panamá e Haiti.

Entre estas 16 equipas destacam 4 grandes favoritas: Argentina, Brasil, Uruguai e Estados Unidos. A combinação “albiceleste” é o grande favorito, liderado pelo melhor jogador do mundo atualmente, Leo Messi. Segue-lhe muito de perto o Brasil que, apesar da ausência do Neymar, conta com grandes jogadores como o Jonas, máximo goleador da Liga Portuguesa. O terceiro em discórdia será o Uruguai que contará com o seu goleador, Luis Suárez, até o último minuto. Entre os favoritos tradicionais se infiltra os Estados Unidos por ser o anfitrião e pelo aumento da qualidade na Major Soccer League nos últimos anos.

Embora não se encontrem entre os favoritos, também haverá que ter em conta para esta Copa América Centenário a Chile, atual campeão do torneio, e a outras seleções com grande potencial como o México ou a Colômbia.

No que não há dúvida é que as equipas mais fracas do torneio são a Bolívia, a Panamá, a Jamaica e o Haiti.

Sedes e entradas para a Copa América Centenário

A Copa América Centenário vá disputar-se integralmente nos Estados Unidos. Durantes 23 dias, entre o 3 e o 26 de junho, a competição recorrerá 10 cidades ao longo e largo de todo o país. Se queres assistir e apoiar a sua equipa, recomendo-lhe que compre as entradas com antecedência em webs como PrimeSport, Ticketmaster ou Ticket Liquidator.

As sedes serão: New York, MetLife Stadium; Orlando, Citrus Bowl; Philadelphia, Lincoln Financial Field; Boston, Gillette Stadium; Chicago, Soldier Field; Santa Clara, Levi’s Stadium; Seattle, CenturyLink Field; Pasadena, Rose Bowl Stadium; Phoenix, University of Phoenix Stadium; e Houston, NRG Stadium.

Calendário da Copa América Centenário

Fase de grupos:

• 3 de junho
Estados Unidos vs. Colômbia, Santa Clara, 9:30 E.T.

• 4 de junho
Costa Rica vs. Paraguai, Orlando, 5:00 E.T.
Haiti vs. Perú, Seattle, 7:30 E.T.
Brasil vs. Equador, Pasadena, 10:00 E.T.

• 5 de junho
Jamaica vs. Venezuela, Chicago, 5:00 E.T.
México vs. Uruguai, Phoenix, 5:00 E.T.

• 6 de junho
Panamá vs. Bolívia, Orlando, 7:00 E.T.
Argentina vs. Chile, Santa Clara, 10:00 E.T.

• 7 de junho
Estados Unidos vs. Costa Rica, Chicago, 8:00 E.T.
Colômbia vs. Paraguai, Pasadena, 10:30 E.T.

• 8 de junho
Brasil vs. Haiti, Orlando, 7:30 E.T.
Ecuador vs Perú, Phoenix, 10:00 E.T.

• 9 de junho
Uruguai vs. Venezuela, Philadelphia, 7:30 E.T.
México vs. Jamaica, Pasadena, 10:00 E.T.

• 10 de junho
Chile vs. Bolívia, Boston, 7:00 E.T.
Argentina vs. Panamá, Chicago, 9:30 E.T.

• 11 de junho
Estados Unidos vs. Paraguai, Philadelphia, 7:00 E.T.
Colômbia vs. Costa Rica, Houston, 9:00 E.T.

• 12 de junho
Equador vs. Haiti, New York, 6:30 E.T.
Brasil vs. Perú, Boston, 8:30 E.T.

• 13 de junho
México vs. Venezuela, Houston, 8:00 E.T.
Uruguai vs. Jamaica, Santa Clara, 10:00 E.T.

• 14 de junho
Chile vs. Panamá, Philadelphia, 8:00 E.T.
Argentina vs. Bolívia, Seattle, 10:00 E.T.

Quartos de final

Os quartos de final se realizarão entre o 16 e o 18 de junho. O primeiro classificado e o segundo de cada grupo jogarão entre si (grupo A vs. Grupo B e grupo C vs. Grupo D). Os ganhadores passarão ás semifinais.
Semifinais

Nas semifinais, que terão lugar do 21 ao 22 de junho, os ganhadores de ambas confrontações passaram à final; enquanto que os perdedores competirão pela terceira posição.

Partido pelo terceiro lugar

O partido pelo terceiro lugar se realizará no 25 de junho em Phoenix.

Final

A final da Copa América Centenário acontecerá no dia 26 de junho e, New York.

Imprescindíveis para desfrutar da Copa América Centenário

Independentemente de viver os partidos em direto no estádio, ou se tens pensado ficar em casa a vibrar com os partidos da sua seleção, há uma série de coisas que não pode esquecer à hora de preparar esta Copa América Centenário.

Em primeiro lugar, a camiseta oficial da sua seleção. Todo aficionado deve tê-la, ainda mais agora com a nossa seção de ofertas especiais da Copa América a poderá encontrar a um bom preço. Também pode acompanhá-la com cachecóis e todo tipo de merchandising para animar.

Se vá a ficar em casa não se esqueça de preparar uma tarde agradável com amigos para ver os partidos. Para isto vai precisar de compara algumas bebidas, aperitivos e doces. Também deverá assegurar-se que a sua televisão e a sua conexão funcionam bem para não se levar um susto de última hora com todos seus amigos já na sua casa.

Agora só tem que aproveitar da Copa América Centenário e que a sua equipa tenha sorte, já que é um dos melhores presentes que podemos desfrutar os fãs do futebol. Se estiver interessado, este ano também se realizarão os Jogos Olimpicos no Brasil, por isso se estiver interessado em este evento não se esqueça de sar uma olhada no nosso post.

Published by