Autora

Benefícios à saúde dos desportos aquáticos

Além de ser superdivertido, nos tirar da rotina do dia a dia os desportes trazem benefícios á saúde. Hoje trazemos os benefícios à saúde dos desportos aquáticos que já foram abordados em artigos anteriores como o mergulho, o remo e o windsurf.

Benefícios à saúde dos desportos aquáticos

Mergulho

Esse desporto consiste em mergulhar nas profundezas marinhas e explorar o mundo submarino contemplando as maravilhas do fundo do mar… a fauna e a flora marinha.

O benefício que esse desporto oferece é que ele obriga a ativar todos os músculos, bem como o ritmo cardíaco e relaxa as articulações.

A prática dele faz com que melhore muitas coisas, dentre elas:

  • Capacidade respiratória
  • Capacidade circulatória
  • Habilidades motoras
  • Fortalece a musculatura
  • Reduz o stress

Vela

Praticado em veleiros nos deslocamos a direção desejado superando os contratempos que se apresentam.

Antigamente os veleiros só iam a favor do vento, mas hoje já podemos desafiar as leis da física e conseguir o que queremos.

Entre os benefícios à saúde dos desportos aquaticos como a vela encontramos:

  • É um desporto livre de limitação em ralação a idade e género
  • Sua obrigação de fazer exercícios físicos potencializam o bombeamento cardíaco, a circulação do sangue e o desenvolvimento dos músculos.
  • Gera um alto nível de endorfina, o que ajuda a combater o stress e a insônia.
  • Melhora a capacidade de concentração.

Remo

Comumente praticado em canoas ou caiaques exigem muita resistência física, além de trabalhar simultaneamente muitos grupos musculares o que deixa o corpo tonificado e principalmente as costas em bom estado. Além das costas também de trabalham os braços, ombros, pernas e glúteos. Um desporto que te faz gastar muitas calorias.

Entre os benefícios estão:

  • Pernas: a cada remada implica uma completa flexão e extensão das pernas trabalhando os músculos da panturrilhas, coxas, femoral, nádegas e quadris.
  • Tronco: remar é uma das formas de exercício das quais trabalham todos os músculos do tronco, abdominais e das costas.
  • Membro superior: remar tonifica e fortalece o membro superior. Ombros, costas e braços ficam implicados em casa remada.
  • É um desporto ideal para a reabilitação: se reconstrói o tomo muscular e a força e se incrementam a mobilidade e flexibilidade

Vale advertir que as pessoas com problemas cardíacos devem se abster de praticar esses desportos falados acima. O único que eles podem praticar é a nata”